Síndromes Posturais

Mesmo com o corpo estático, em pé e mesmo sentados, devemos considerar que nosso corpo está em constante movimento. O cérebro a medula e as meninges produzem constantes movimentos com repercussões sutis sobre os nervos e outras estruturas. Nossa respiração, nosso tônus muscular, nossas articulações, ligamentos e tendões estão em movimento mesmo quando estamos parados considerando a força da gravidade. Desta forma podemos considerar que nossa postura nunca é absolutamente estática e uma postura inadequada pode influenciar na função do movimento corpóreo.

A postura pode influenciar diferentes órgãos e vísceras e algumas pessoas apresentam até mesmo sintomas cardiovasculares quando mudam para posição ereta demonstrando palpitação do coração, sintomas de tontura, como na síndrome postural ortostática (taquicardizante,) conhecida como SPOT, que promove tonturas e as vezes desmaios causados por disautonomias que são alterações no funcionamento do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo é uma parte do nosso sistema nervoso que opera de forma  inconsciente ou quando estamos dormindo.

Certamente a principal manifestação de síndromes posturais é a dor principalmente musculoesquelética que pode estar relacionada com a rigidez muscular e articular muitas vezes associada com espasmos dos músculos do assoalho pélvico e que fazem a rotação do quadril.

As síndromes posturais não são causadas por um só fator, frequentemente estão associadas a indivíduos com desequilíbrios musculares onde existem músculos muito tonificados e músculos muito enfraquecidos, e também que apresentam deformidades ou alterações morfológicas ósseas, nas vértebras da coluna vertebral, como por exemplo vértebras acunhadas. Também está relacionada a adoção de posições ergonômicas inadequadas que estressam a anatomia e a biomecânica corporal por longos períodos.

Um dos principais problemas associados a síndromes posturais é a anteriorização da cabeça e dos ombros, que segundo muitos estudos científicos pode causar sérios danos à saúde da coluna vertebral contribuindo para degeneração articular que em seu curso pode causar danos neurológicos.

As síndromes cruzadas ou síndromes das camadas de Dr. Vladmir Janda, considerado patrono da medicina de reabilitação, são síndromes de desequilíbrios musculares onde há diferença de tônus muscular entre os músculos na região inferior ou região superior do corpo e pode causar prejuízos posturais estáticos e no movimento corporal.

As síndromes posturais podem ser diagnosticadas por clínicos especializados na área musculoesquelética e podem ser tratadas dentre outros meios com fisioterapia e quiropraxia especializada e acima de tudo deve ser aplicada a orientação de atividades físicas e hábitos posturais saudáveis. A escolha de um colchão e um travesseiro apropriado é fundamental para a adoção de um hábito postural saudável para coluna vertebral.

A vida leve colchões apresenta um produto certificado pelo Instituto Coluna Vertebral que possui especificações de ergonomia e conforto altamente indicadas para pacientes portadores de síndromes posturais. O Lisser Plus possui características de conforto e ergonomia que atuam na prevenção de distúrbios musculoesqueléticos se diferenciando pela camada em Látex exclusiva e base de sustentação em espuma de alta qualidade.

Escrito por Dr. Pablo Fabrício Flôres Dias

Especialista em Traumato-ortopedia e Quiropraxia pelo COFFITO.

Deixe um comentário