Leptina e o sono

A leptina é um hormônio peptídico produzida principalmente pelos adipócitos ou células gordurosas, sendo que sua concentração varia de acordo com a quantidade de tecido adiposo. Na obesidade, os níveis de leptina estão aumentados. Além de seu conhecido efeito sobre o controle do apetite, evidências atuais demonstram que a leptina está envolvida no controle da massa corporal, reprodução, angiogênese, cicatrização, imunidade e função cardiovascular.

Inúmeros são os estudos que apontam que, a privação do sono aumenta significativamente o índice de obesidade. Quando ocorre a falta do sono ocorre uma alteração em nosso equilíbrio metabólico proporcionando uma sensação de fome, ocorrendo então os famosos  assaltos à geladeira.

Quando passamos por noites mal dormidas a produção desse hormônio é diminuída, então a queda desse hormônio faz com que não tenhamos a sensação de saciedade, onde consequentemente aumenta um outro hormônio chamado de grelina, responsável pela fome. Diante disso, notamos que a Leptina é um hormônio favorecedor secretado durante a fase profunda do sono, por isso, quem dorme mal, mais fome sente. Se o  bebê ou criança já passou do tempo estimado de alimentação e segue com fome querendo comer para saciar, é necessário ficar atento para evitar problemas futuros e normalizar a qualidade do sono é um dos principais fatores  nessa situação.

Contato Dr. Jeferson Molina:+55 (51) 3141 4668 
+55 (51) 99540.5767
 contato@jefersonmolina.com.br 

Deixe um comentário